domingo, 2 de setembro de 2012



GESSO E ILUMINAÇÃO


Um grande aliado na arquitetura de interiores é o gesso, presente no forro, nas paredes, nos acabamentos e onde mais a criatividade permitir.

O gesso é um material versátil: ele auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar efeitos interessantes, especialmente em forros. 

Com função estética e técnica, o forro de gesso, por exemplo, permite embutir tubulações, fiações, e criar sistemas luminotécnicos, neste caso, o gesseiro deve estar cientes de todos os posicionamentos das luminárias, para que as barras de sustentação do gesso possam ser posicionadas de modo que não atrapalhe os embutidas. Não adianta simplesmente fazer o projeto de luminotécnica, passar todos os fios, chamar o gesseiro pra fazer o forro de gesso e na hora de instalar as luminárias encontrar com as barras de sustentação no meio do caminho e ter que cortá-las para instalar as luminárias.


Forro de gesso e spots embutidos dá charme até mesmo dentro do box


Efeito obtido através da fixação de spots direcionáveis ou embutidos no teto e/ou de luminárias de piso embutidas, que focalizam uma extensão de parede, o que valorizar detalhes arquitetônicos, destacando volumes, cores e texturas

Forro rebaixado com iluminação embutida em nichos elevados, pequenos detalhes que fazem a diferença


Rasgo em forma de "U" cria uma iluminação indireta que proporciona uma iluminação geral no ambiente e cria um efeito interessante

Rasgo no teto de gesso e o uso de illuminação embutida: efeito moderno para cozinhas 

Sanca invertida: luminação indireta  voltada para o teto em direção à parede: ambiente aconchegante


A sanca invertida pode ser utilizada como também Cortineiro, tendo a opção de iluminação refletindo em sua cortina



Nenhum comentário:

Postar um comentário